fbpx

IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO NO CLIMATÉRIO

NUTRIÇÃO CLÍNICA | 01 DE SETEMBRO DE 2018

Não é por acaso que sempre enfatizo a importância da orientação nutricional personalizada. Isso acontece porque para orientar o paciente em relação a melhor dieta para que ele atinja os seus objetivos preciso levar em conta diversos fatores: idade, estilo de vida, entre outros.

Um dos fatores que pesa bastante é a questão fisiológica.
Nessa pesquisa científica que trago para vocês hoje, pesquisadoras brasileiras mostram a importância da alimentação em uma fase bastante importante para a mulher, a do climatério, que antecede a menopausa.
O climatério é justamente a fase em que a mulher faz a transição entre o seu período reprodutivo, para o não reprodutivo, ou seja, a menopausa. Essa transição é sentida fisicamente, emocionalmente e a alimentação tem papel muito importante.

Nessa fase da vida, caso não mantenha os cuidados necessários, a mulher pode ter sérias implicações em sua qualidade de vida. Devido as transformações hormonais, biológicas e endócrinas, nessa fase da vida a mulher fica vulnerável a problemas de saúde como osteoporose, aumento de gordura corporal, perda de massa magra.

De acordo com pesquisas científicas a alimentação tem grande impacto para evitar esses problemas. Uma dieta equilibrada, aliada a prática de exercícios físicos, o não tabagismo, diminuição na ingestão de bebidas alcóolicas diminuem o risco de doenças nas mulheres nessa fase da vida, bem como auxiliam na melhora da qualidade de vida.

Partindo dos princípios acima já comprovados através de diversos estudos científicos, e à partir de questionário realizado com mulheres na fase do climatério, as pesquisadoras Venati Stuczynski, Angélica rieth Samrsla e Ligia Beatriz Bento Franz chegaram a seguinte conclusão:

“No presente trabalho encontramos altos índices de consumo de industrializados, gorduras, carboidratos e pouca ingesta de frutas. Com isso devemos orientar as mulheres climatéricas a fazer suas refeições variadas com uma alimentação adequada e saudável para diminuir os altos índices de consumo de industrializados, como comidas mais rápidas, gorduras, carboidratos, preconizando o consumo de frutas distribuídas durante o dia, e quando realizar as principais refeições como almoço e janta, que seja um prato variado de verduras e legumes para assim diminuir os sintomas do climatério.”

Bibliografia:

https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/viewFile/8274/7000

2018-09-25T21:56:25+00:00

Título