fbpx

Ingestão de água durante a atividade física

NUTRICÃO ESPORTIVA | 30 DE AGOSTO DE 2018

Antigamente os profissionais de saúde afirmavam que, para garantir a hidratação corporal durante o treino, era preciso ingerir a maior quantidade de água possível.

No entanto alguns estudos têm revelado que quantidade de água ingerida durante o treino precisa estar de acordo com a sua sede, ou seja, o nosso corpo tem inteligência suficiente para nos alertar quando estamos desidratando.
Já está comprovado que o mecanismo fisiológico da sede sinaliza quando é hora de beber água pois, a ingestão em excesso de água durante o treino causa a chamada Hiponatremia, que é quando a concentração de sódio em nosso organismo é reduzida de forma bastante drástica, o que pode causar câimbra, desorientação mental e até mesmo edema cerebral, levando a morte.
Uma tática para você tentar medir o quanto de água perdeu durante a prática esportiva é se pesar antes de iniciar a atividade e depois no final. Se você notar que perdeu mais de 2kg do peso corporal, isso pode significar que você precisa ingerir mais líquido durante a atividade física.
Alguns sinais de desidratação são: tontura, falta de coordenação, fraqueza.
Outro fator importante que precisa ser observado é que durante a atividade física nosso corpo não perde apenas água e muitas vezes é preciso ingerir isotônicos para repor os eletrólitos perdidos através do suor.
Não tome decisões por si mesmo quando se trata da sua saúde. Procure um nutricionista do esporte.

2018-09-25T21:55:25+00:00

Título