Pelo Prof. Dr. Ricardo Zanuto

O polichinelo está entre os exercícios mais populares e mais fáceis de ser praticado. Parece quase uma brincadeira de criança. Quem não se lembra de praticá-lo nas aulas de Educação Física nos primeiros anos da vida escolar?

Muita gente não imagina, mas o exercício de polichinelo, apesar da simplicidade, traz benefícios importantes para a saúde do nosso corpo.

O exercício trabalha a resistência muscular dos braços e das pernas, a resistência cardiovascular, ajudando assim na perda de massa gorda. A dica é praticá-lo com o abdômen contraído para impulsionar os resultados, e manter a postura durante todo o movimento.

O polichinelo é geralmente utilizado durante o processo de aquecimento e combina movimentos de braços e pernas.

Claro que no que se refere a aumento de massa magra e perda das gordurinhas localizadas o que funciona é uma combinação de exercícios aeróbicos com treinamento de força (musculação, treinamento funcional); além é claro da dieta equilibrada, e sempre acompanhado por profissionais de educação física e nutricionista.

Prof. Dr. Ricardo Zanuto é Nutricionista Esportivo, Doutor e mestre em Fisiologia Humana e Biofísica pelo ICB-USP; Graduado em Nutrição clínica, esportiva e em Educação Física com especialização em Fisiologia do Exercício, natação e atividades aquáticas.